Maestro Maurizio Colasanti (Itália)

Maestro Maurizio Colasanti
Maestro Maurizio Colasanti

Com cinco anos de idade começou a estudar música com Maestro M. De Renzis que, reconhecendo o seu talento musical fez com que ele realizasse o primeiro concerto solo com a banda de seu país com a idade de 7 anos. Mais tarde, estudou no Conservatório de Música de Pescara, onde se graduou com honras. Posteriormente, ele se formou em Filosofia Teórica sempre com as mais altas honras. Para a composição foi aluno de O. Michel Crown enquanto ele estudou regência com G. Arpad, em Genebra, e M. Erdely, Budapeste e Viena.

Junto com alguns amigos músicos, fundava em 1992, o grupo de prestígio de bronze italiano e o Festival MajellArte. Sua visão o levou a criar, sempre no início dos anos 90 Marrucina Symphony Orchestra e o grupo de Theatines solistas.

Director da Orquestra de valor internacional, considerado entre os melhores de sua geração, Maurizio Colasanti tem colaborado com as salas de concertos italianas e internacionais mais importantes: Teatro dell’Opera di Roma, St. Martin in the Fields, siciliano Symphony Orchestra, Orquestra Teatro Lirico di Cagliari, Orquestra Sinfônica Abruzzese, o Teatro San Carlo de Nápoles, Orchestra Sinfonica Siciliana, Miami Symphony Orchestra, a Royal Academy of Music (Londres), Konzerthaus Freiburg, Karnten Simphonieorkester, Solistas do Teatro alla Scala, em Milão, Illinois Symphony, Orquestra Sinfónica de Estado do México, Villa Lobos Symphony Orchestra, Seoul

É convidado como palestrante em algumas das mais prestigiadas escolas de música internacionais, tais como Cursos Superiores da Academia de Música de Pescara, Conservatório de Música de Quito, Curso de especialização no Conservatório de Música GB Pergolesi, Royal College of Music da Universidade de Melbourne, Escola de Música da UFMG, entre outras.

Em 2001 foi nomeado por aclamação o maestro principal da Orquestra Sinfônica de Loja, e em 2004, maestro principal da Orquestra Sinfônica Villa Lobos.

Por mais de dez anos trabalha com a gravadora World Music Verlags de Mônaco da Baviera, e Aulia Label, com a qual gravou obras de Druschetzky, Danzi, Triebensee, Milhaud, Weber e Rosetti. É professor de Música no Conservatório de Matera.

%d bloggers like this: